moona

Dicas para preparar e ler

Neste período de verão muitas vezes marcado por uma nova estação de casamentos, ocorre “um exercício” que pode causar certo stress e sobre o qual não se fala muito na organização de um casamento. Isto é preparando um discurso de casamento. No entanto, este é um ponto que pode preocupar muitas pessoas, sejam vocês os noivos, uma testemunha de casamento, mãe do noivo, irmão, ou quem eu conheço.

Quando os convidados cantam alto “Um discurso, um discurso!” Pode ser você, que eles convidam para a frente do palco. Portanto, decidi abordar o assunto neste artigo.

Um discurso de casamento, você diz?

Oh, palavras feias que podem lhe dar noites sem dormir e surtos de estresse, assim como os outros antes de você. Esse pode ser o caso, em particular, quando suspeitamos que não seremos capazes de escapar dela.

É uma mistura complexa de estresse e impaciência porque, afinal, é para uma grande ocasião. Mas nem todo mundo está necessariamente rondando para falar e então você também tem que se inspirar …

Se você está preparando um discurso para ser recitado em um casamento agora, há muitas perguntas que se fará.

O que os convidados vão pensar? Os pais da noiva e do noivo …? Posso dizer isso ou aquilo? Sou engraçado ou chato?

Nos momentos finais, você pode estar tentando descobrir como reduzir o estresse antes de abrir a boca. A pressão pode parecer muito ou muito grande …

Mas não se preocupe, está tudo bem.

A grande maioria das pessoas ao seu redor estará lá para um ente querido (ou mesmo dois). Seu público, portanto, será cheio de benevolência se você mostrar isso também.

Quem deve fazer um discurso em um casamento?

discurso da mãe do noivo sobre o casamento e a reação do jovem noivo

Não existe uma regra definida. Pais, avós, madrinhas, amigos, colegas ou vizinhos que forem convidados, qualquer pessoa pode se qualificar para este discurso.

Normalmente, existem dois objetivos: desejos de felicidade e agradecimento.

Portanto, é verdade que se pode esperar que o casal que está celebrando sua união fale abertamente, e talvez a família e amigos próximos. Mas provedores como planejadores de casamento ou DJs podem querer fazer um discurso comovente sem conhecer o casal por muito tempo. Muitas vezes, é um sinal de um belo encontro que queremos compartilhar.

Por outro lado, um casamento sem fala também é possível, mas você entendeu que não é o que nos interessa hoje.

Duas colheres de simpatia e uma dose de sinceridade.

Limitar-se a esses princípios básicos que podem parecer óbvios garante um ótimo discurso que será lembrado com carinho.

Não se engane, brincar nem sempre é a melhor maneira. Assim, relembrando momentos constrangedores da vida dos noivos, erros juvenis duvidosos ou vulgares são práticas que é melhor deixar para as comédias da 7ª arte.

No entanto, são erros que continuam a se repetir e que podem gerar constrangimentos que não é o nosso objetivo.

Todos os palestrantes têm seu próprio estilo e anedotas, mas existem algumas regras muito básicas e, se forem seguidas, resultará em um maravilhoso discurso de casamento e muitos abraços amigáveis.

O mesmo vale para o discurso dos noivos. Não coloque muita pressão sobre si mesmo. Exceto se houver um número muito pequeno de convidados, querer agradecer a cada um individualmente neste momento é a melhor maneira de ofender alguém que foi esquecido.

Não entre em pânico, tudo ficará bem.

É preciso ter coragem para falar perante uma assembleia e, mesmo quando esta é composta por familiares e amigos, não é fácil.

O primeiro a começar certamente terá mais pressão e estresse. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, é totalmente normal.

Respire fundo e expire lentamente. Certifique-se de que a inspiração preencha primeiro a parte inferior do abdômen e depois o tórax, e não o contrário.

Brinde criado na hora de um discurso de casamento

Sua postura terá um papel importante. Mas seria necessário mais de um artigo para detalhar este aspecto. Se você estiver interessado neste tópico, o best-seller de Amy Cuddy “Mostre a eles quem você é” é para você.

Postura de fala

De qualquer forma, considere projetar seu torso e puxar os ombros para trás. Se você tem um documento com suas ideias, tente não ficar de olho nele, dê uma olhada nele e olhe para cima.

Não há necessidade de tentar esconder sua “folha de cola” curvando-se para lê-la novamente, não é um trabalho escolar. Em vez disso, tente ficar o mais ereto possível. Isso irá aumentar sua confiança e tornar mais fácil para você respirar.

Fazer um bom discurso é envolver o público na leitura de uma história. Contar histórias requer personalidade e emoção na voz.

É um pouco como ler uma história para seus amigos enquanto se diverte. Da mesma forma, é muito importante que tudo esteja devidamente estruturado.

O discurso deve ter começo, meio e fim. Se você é um daqueles que não gosta de recitar, reserve um tempo para listar suas idéias, isso lhe dará um fio condutor e não o impedirá de improvisar.

Os mais acostumados ao exercício farão com que a conclusão lembre o início do enunciado …

discurso de casamento sob a atenção de uma noiva

Esta coisinha

Surpreenda seu público com detalhes que irão apelar aos seus sentidos e você com certeza manterá a atenção dos hóspedes o tempo todo.

Por exemplo, “Lembro-me de que toda vez que o sinal da escola tocava na manhã de segunda-feira, éramos os dois últimos na aula de matemática. Com o coração batendo forte depois de termos subido as escadas de 2 em 2 para tentar chegar na hora certa, chegamos suados em frente à porta de dona Lecal ”.

Não seria surpreendente se você ler estas poucas palavras para imaginar um toque ou uma corrida em uma escada ou o efeito de seu coração batendo forte.

É isso que os hóspedes devem sentir ao ouvi-lo, e é para isso que servem esses detalhes que vão apelar aos seus sentidos.

Seu discurso de casamento não está no Google.

Seu discurso de casamento deve ser único. Uma história que é verdadeiramente sua e que ninguém ouviu antes.

Para ser memorável, o seu deve fazer parte de você. Obviamente hoje em dia na Internet se é possível encontrar lindos modelos e exemplos de discursos. E eu não diria para você não dar uma olhada, mas apenas copiar um. Especialmente se for saído de um grande filme.

Se você quiser cantar, é uma ótima maneira de aliviar a pressão. Se o seu discurso de casamento parece curto, não se preocupe, não existe um comprimento ideal.

Lembre-se da máxima, menos é mais. É melhor que os convidados queiram ouvir mais de você do que se perguntar quando isso vai acabar. Para escrever, anote suas idéias à medida que surgirem e formalize tudo. Mantenha um notebook à mão ou, possivelmente, um aplicativo em seu celular. Pessoalmente sou fã Evernote. Um aplicativo que pode ser visualizado em todas as mídias: smartphones, tablets Mac e PCs. Com a possibilidade de classificar as notas em diferentes cadernos e partilhá-las. Também é útil para outros aspectos da preparação para o casamento e da vida diária.

Mais uma vez, evite memorizar seu discurso. Tentar recitá-lo de memória exige muito esforço e pode aumentar o estresse. Em vez disso, você deve estar totalmente focado no que está realmente dizendo.

Finalmente, o conselho mais importante a lembrar é também o mais óbvio: “Divirta-se” “Divirta-se”, como dizem os falantes de inglês.

Este discurso é certamente destinado a alguém de quem você gosta ou para agradecer a entes queridos por estarem lá para ajudá-lo. Deixe suas emoções correrem livremente, relaxe e o estresse irá embora.

Ah sim, diga-nos nos comentários o que você achou dessas dicas e se há tópicos semelhantes que você gostaria de ver abrangidos.

Estou ansioso para ler você …

Artigo disponível em inglês e francês aqui: https://lifeview.fr/rediger-lire-stress-discours-mariage/